sábado, 18 de setembro de 2010

O QUE SIGNIFICA?

EL NIÑO
El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias
LA NIÑA
La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas ao EL Niño, e que caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. Alguns dos impactos de La Niña tendem a ser opostos aos de El Niño, mas nem sempre uma região afetada pelo El Niño apresenta impactos significativos no tempo e clima devido à La Niña.

O QUE É TOPOGRAFIA?


"Vale mais investir um pequeno valor para ter a certeza do que investir um grande valor na incerteza."

Topografia significa a descrição exata e detalhada de um lugar, determinando as dimensões, elementos existentes, variações altimétricas, acidentes geográficos, etc. A Topografia fornece dados, obtidos através de cálculos, métodos e instrumentos que permitem o conhecimento do terreno, dando base para execução de projetos e obras realizadas por engenheiros ou arquitetos. Sendo fundamental tanto na etapa de projeto quanto na execução da obra.

A Topografia tem por principal objetivo representar graficamente, através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área, incluindo o relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos, etc. Devendo a planta topográfica ser elaborada através de utilização de equipamentos apropriados e métodos de medição e representação gráfica considerando-se os parâmetros, metodologia e legislação a fim de fornecer um trabalho topográfico de acordo com as normas técnicas. Não se deve confundir Topografia com Geodésia, pois enquanto a Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção da superfície da terra, a Geodésia tem por finalidade mapear grandes porções.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O que é o Proagro ?


Criado pela Lei n° 5.969, de 11 de dezembro de 1973, regido também pelas disposições da Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991 (Lei Agrícola), ambas regulamentadas pelo Decreto nº 175, de 10 de maio de 1991, o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - PROAGRO é um instrumento de política agrícola instituído para que o produtor rural tenha garantido um valor complementar para pagamento do seu custeio agrícola, em casos de ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam bens, rebanhos e plantações. Além disso, o Programa garante a indenização de recursos próprios utilizados pelo produtor em custeio rural, quando ocorrer perdas por essas razões.

O Proagro é custeado por recursos provenientes de uma contribuição (nesse caso, chamada de adicional do PROAGRO *), que produtor rural paga ao optar pelo enquadramento do financiamento no Programa quando da assinatura do contrato de custeio; por outros recursos especiais alocados ao programa; e pelas receitas obtidas com a aplicação desses recursos. Tais recursos também são destinados ao pagamento de R$ 100,00 (cem reais) aos agentes do Proagro (Bancos e Cooperativas), a partir da safra 2007/2008, por pedido de cobertura analisado (deferido ou indeferido).

Esse Programa tem como única instância recursal administrativa a Comissão Especial de Recursos (CER), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com representantes dos agricultores, agentes financeiros operadores do Proagro, entidades de classe e Governo, que decide sobre os pedidos de cobertura de prejuízos e indenizações no âmbito do Proagro.

Fonte: MAPA

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CONTROLE DE PRAGAS E INSETOS
COMO USO DE PRODUTOS NATURAIS
"O uso de inseticidas em lavouras traz uma série de efeitos colaterais indesejáveis, como contaminação dos rios, do lençol freático e da alimentação humana. Além disso, os produtos não matam apenas a praga que está causando o problema, exterminando outras espécies e gerando desequilíbrios", comenta o professor de química da UFPR e integrante do Instituto, Francisco de Assis Marques.

O controle biorracional de pragas, conforme é estudado pelo INTC, envolve a utilização de diversas metodologias que minimizem os impactos ambientais. Segundo Francisco, um destes métodos é usar inimigos naturais para exterminar as pragas, implantando-os nas lavouras.

Outro é aproveitar substâncias produzidas pelas próprias plantas para se defender. "A vantagem que estas substâncias têm sobre os inseticidas é que elas são totalmente naturais e biodegradáveis".

Porém, um dos métodos mais curiosos diz respeito à utilização de infoquímicos, que são substâncias usadas pelos próprios animais, entre eles os insetos, para se comunicar.
Um dos problemas relativos ao controle biológico aplicado de pragas é a descrença dos produtores rurais.

Segundo Francisco, por questões culturais, eles tendem a não acreditar que as metodologias funcionem e querem alternativas rápidas.

Os custos variam de caso para caso. Inicialmente, os produtores podem até ter um custo mais alto. Porém, a longo prazo, os benefícios são muito maiores. Um deles é não ter que arcar com custos ecológicos

Fonte: Portal do Agronegócio

segunda-feira, 13 de setembro de 2010


O Tobiano Capincho

Este tobiano de Estância
foi o bicho mais maleva
que o diabo inventou pra um peão!
Zolhos de chancho, cabano,
sargo, coiceiro, aragano,
manoteador e bufão.

Peão que chegasse atrasado
na segunda, mui sovado
da farra pelo rincão
já se sabia - a sua pena
era encilhar o ventana
que ansim mandava o Patrão

....

Autoria: Aureliano de Figueiredo Pinto

MERCADO DE OVINOS






O momento da ovinocultura no país está bem diferente do que era há um ano atrás. Impulsionado pela entressafra de cordeiros para abate e também pela ausência do Uruguai, fornecedor frequente de carne ovina para as gôndolas brasileiras o preço da carcaça está cotada a R$ 11,00, valor nunca visto antes nos campos gaúchos, comenta Denise Nunes, colunista de economia do Correio do Povo
Diz ainda que, segundo o Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos ( ARCO ), Paulo Schwab, este bom cenário se refletira nas feiras da primavera e nos eventos de verão, período em que são comercializados reprodutores e ventres.

Fonte: Denise Nunes - Correio do Povo